-
Arquitetos: Tadu Arquitetura
- Área: 200 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Diego Curcio
-
Fabricantes: Itatiaia, Metalmaq
Descrição enviada pela equipe de projeto. Pensado para ocupar um terreno de esquina em um bairro de Juazeiro, na Bahia, o espaço abriga a nova sede do “Sopão da Esperança”, ação voluntária promovida pela dona Nádia Ribeiro, que realiza distribuição de alimentos à comunidade. Construído do zero, o projeto foi desenvolvido para o quadro “Fazendo o bem, não importa a quem”, do programa Domingão com Huck, da Rede Globo. A atividade solidária, iniciada durante a pandemia de Covid-19, sobrevive de doações de alimentos. A iniciativa acontece uma vez por semana, atendendo cerca de 600 pessoas que recebem sopas e cestas básicas.
O espaço se divide em dois blocos conectados por um salão central, utilizado para receber a população de maneira organizada. Neste pátio acontece parte da dinâmica de trabalho diário dos colaboradores e a entrega das sopas. Em um dos lados da construção fica a cozinha industrial, equipada com utensílios e espaços amplos para a execução das refeições. No lado oposto, banheiros e despensa ocupam o segundo bloco da sede. Na lateral, em frente ao pátio, uma horta fornece parte dos alimentos da produção.
O prédio foi erguido utilizando blocos estruturais de concreto, que dispensam a necessidade de pilares e vigas e contribuem para a agilidade da construção. Uma cobertura única repousa sobre a edificação, sustentada por treliças metálicas que afastam as telhas das paredes, criando vãos para a circulação de ar. Muros construídos com espaçamentos entre tijolos desempenham a mesma função. Compreendendo a relação entre a cidade e o Rio São Francisco, pinturas onduladas foram pensadas para a fachada. A ideia remete às curvas do Velho Chico, tão presentes no imaginário coletivo local.